NAT - Configurando Port Forward em Roteadores Cisco WRTP54G e WRT54G 

Muitos usuários precisam tornar públicos na internet dispositivos e aplicações da rede interna,  para  isto é preciso que realizar algumas regras de encaminhamento de pacotes no processo de NAT como o “Port Forward”, onde você determina que  pacotes que possuem um certo  número de porta ou de range de portas externas sejam encaminhados para um dispositivo na rede interna.

As configurações de “Port Forward” em roteadores SOHO de diferentes modelos são parecidas, aqui nós vamos mostrar como é realizada a configuração nos roteadores Cisco WRTP54G e WRT54G.

Esta configuração é extremamente simples, você precisa acessar o menu do roteador em “Applications & Gaming  e configurar o nome da aplicação, a porta ou range de portas, o protocolo e o endereço IP do dispositivo da rede interna que precisa ser acessado pela internet.

Segue abaixo a função de cada um dos campos de configuração dos roteadores WRTP54G e WRT54G:

  • Application: Nome da aplicação que está sendo configurada (pode ser colocado qualquer nome, não influi diretamente nas configurações);
  • Star e End: Número da porta, ou range de portas externas que serão utilizadas para acessarem o dispositivo da rede interna;
  • Protocol: Configura se o protocolo é TCP, UDP ou ambos. Caso você não saiba o protocolo procure se informar melhor sobre a aplicação que você está utilizando, na dúvida você pode liberar os dois, porem por questões de segurança o melhor é deixar este tipo de configuração o mais fechada possível;
  • IP Address: Endereço IP do dispositivo da rede interna que você precisa que seja acessado pela internet (endereço local interno);
  • Enable: Aqui você habilia o uso da regra. O bom é que você pode deixar uma regra configurada e habilita-lá quando precisar;
  • Após a configuração vá em “Save Settings” para aplicar as configurações.

Na figura acima podemos identificar algumas configurações de encaminhamento de pacotes para os serviços: HTTP, FTP, VNC, SIP, TFTP e DNS:

  • HTTP: Todos os pacotes da rede externa que chegarem no roteador com a porta “80” e protocolo “TCP”, serão encaminhados para o dispositivo com o endereço 192.168.1.1.
  • FTP: Todos os pacotes da rede externa que chegarem no roteador com as portas “20” e “21” protocolo “TCP”, serão encaminhados para o dispositivo com o endereço 192.168.1.2.
  • VNC: Todos os pacotes da rede externa que chegarem no roteador com as portas “5900” ou “5901”e protocolo “TCP”, serão encaminhados para o dispositivo com o endereço 192.168.1.2.
  • SIP: Todos os pacotes da rede externa que chegarem no roteador com as portas “5060” ou “5061” e  protocolos “TCP” ou “UDP”, serão encaminhados para o dispositivo com o endereço 192.168.1.3.
  • SMTP: Todos os pacotes da rede externa que chegarem no roteador com a porta “25” e  protocolo “TCP”, serão encaminhados para o dispositivo com o endereço 192.168.1.4.
  • TFTP: Todos os pacotes da rede externa que chegarem no roteador com a porta “69” e  protocolo “UDP”, serão encaminhados para o dispositivo com o endereço 192.168.1.2.
  • DNS: Todos os pacotes da rede externa que chegarem no roteador com a porta “53” e  protocolos “TCP” ou “UDP”, serão encaminhados para o dispositivo com o endereço 192.168.1.5.

Click aqui e faça uma atividade!

 

Assista abaixo um vídeo sobre o assunto